Let's Interact!

Estamos de volta com mais um tema importante e interessante do mundo da informática: a Interatividade.
A Interatividade é o grau de intervenção do utilizador no sistema informático através da introdução de dados e comandos. Nos dias de hoje esta intervenção é cada vez mais notória devido à evolução dos meios de introdução e da tecnologia no geral, tornando-se mais e mais real a sensação que temos ao utilizar os recursos digitais.
Existem diversas componentes ou características inseridas neste tema:
  1. Comunicação - cria uma transmissão mútua entre o sistema e o utilizador, utilizando dispositivos externos ligados ao sistema;
  2. Feedback - permite controlar a manipulação dos componentes virtuais a partir dos estímulos sensoriais recebidos pelo utilizador vindos do sistema;
  3. Controlo e Resposta - tornam possível ao sistema regular os comportamentos dos componentes pertencentes ao ambiente virtual;
  4. Tempo de resposta - tempo que distancia a ação do utilizador sobre um dos objectos do ambiente virtual e a respetiva alteração gerada pelo sistema;
  5. Adaptalidade - capacidade do sistema para alterar o ambiente virtual em função das interações do utilizador em relação aos objectos deste.
A realidade aumentada e a realidade virtual pertencem ao mesmo ramo da tecnologia, a tecnologia imersiva, não sendo, no entanto, dois conceitos iguais. Enquanto que no caso da realidade virtual o utilizador imerge num ambiente 3D, na realidade aumentada são inseridos elementos virtuais na nossa própria realidade. Ao utilizar a realidade virtual, será proporcionada ao utilizador uma experiência multissensorial e com a possibilidade de uma interação em tempo real uma vez que este se encontra inserido numa interface tridimensional. Um exemplo deste tipo de realidade é o que se encontra retratado no filme "Matrix" porém sem que o utilizador seja exposto aos riscos do filme. Por outro lado, no caso da realidade aumentada, nenhuma nova realidade é criada, são apenas inseridos elementos virtuais no mundo real a que estamos habituados. Um exemplo de realidade aumentada é o jogo Pokémon Go onde aparecem criaturas virtuais em cenários do nosso dia a dia.
Segue-se um vídeo demonstrativo do uso da realidade aumentada:


Por fim, desejamos que todos os nossos leitores continuem a percorrer connosco esta jornada pelo mundo da informática, aprendendo um pouco mais a cada dia!
XOXO, Daniela & Laura


Fontes:
  • https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/interatividade
  • http://pardalsbloog.blogspot.pt/2012/01/caracteristicas-ou-componentes-da.html
  • https://www.oficinadanet.com.br/post/17083-qual-a-diferenca-entre-realidade-virtual-e-realidade-aumentada

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