Let's digitally represent our data!

Estamos de volta com mais um tema da informática que nos despertou algum interesse: a Representação Digital da Informação. Esta consiste em reduzir os media a padrões de dígitos que são manipulados pelos computadores e que estes têm a capacidade de traduzir. Nestes padrões de dígitos são utilizados os caracteres 0 e 1. Existem também outros códigos (para além do já referido: o binário) como o código octal, o código decimal ou o código hexadecimal. Por variadas razões pode ser necessário converter informação apresentada no código decimal num padrão binário, ou vice-versa, processos que vamos de seguida explicar.

  • Para converter números do código decimal em números binários devemos fazer sucessivas divisões por 2, ordenando no final todos os "restos" obtidos, começando sempre pelo número 1. Segue-se um exemplo: 


  • Com o objetivo de transformar um número binário em outro do código decimal o processo a realizar é um bocado diferente: em primeiro lugar temos de ordenar os dígitos que formam o número binário e atribuir a cada um uma potência de base dois, começando pelo lado direito, sendo que ao último algarismo corresponde a potência de base 2 e expoente 0. De seguida somam-se os resultados da multiplicação de cada dígito pela potência correspondente e obtém-se assim o número correspondente no código decimal.
E é assim que se pode representar informação digitalmente e realizar as conversões entre diferentes linguagens. Até ao próximo post a todos os nossos leitores!
XOXO, Daniela & Laura

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A evolução da tecnologia: App Inventor

CorelDRAW Lesson IV

CorelDRAW Lesson V