Let's colour our vision!

Estamos de volta com um tema bastante interessante devido à sua crescente importância nos dias de hoje: a Imagem.
A imagem é a representação visual de um objeto. No mundo digital esta representação é construída a partir de uma matriz binária.A imagem é muito utilizada na informática, tal como em todos os meios de comunicação, porque é mais fácil transmitir informação através do uso de imagens do que de texto ou qualquer outro modo.
Diz-se que "uma imagem vale mais do que 1000 palavras", o que na nossa opinião é de facto verdade. Uma imagem consegue combinar vários temas ou assuntos num só espaço, permitindo uma diferente interpretação de vários aspetos por parte de cada pessoa que a observam, como é o caso das pinturas, que possuem diferentes significados para diferentes pessoas.



Podemos nos querer expressar e seja difícil encontrar as palavras certas para o fazer mas a visão é a melhor maneira de transmitir determinada informação a alguém pois tem um grande impacto na pessoa em questão. Como exemplo, podemos pensar em relação aos maços de tabaco: recentemente as frases utilizadas para consciencializar os fumadores em relação às consequências do tabaco ("fumar mata", "fumar pode matar o seu filho antes de ele nascer"...) começaram a vir acompanhadas por imagens que ilustrem a frase em questão, de forma a aumentar a eficácia da transmissão da mensagem.


A cor é produzida pelos raios luminosos nos órgãos do sistema visual humano e é interpretada no cérebro. Esta sensação é considerada uma característica dos objetos observados quando na realidade é criada na nossa mente. A cor de um determinado objeto depende de vários fatores como: a fonte de luz que incide nestes, o tipo de reflexão criada pelo seu material e as características do sistema visual de cada pessoa ou de câmaras digitais utilizadas para captar imagens.
A íris e a retina são os principais intervenientes no processo de interpretação da cor uma vez que a luz atravessa a primeira e é projetada na segunda de modo a que esta interpretação seja possível ao cérebro humano. 

A visão humana pode ser dividida nos seguintes tipos: visão escotópica e visão fotópica. 
  • A visão escotópica é possível devido a um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes detectam e são sensíveis ao brilho e não à cor sendo, portanto, este tipo de visão mais utilizado em ambientes noturnos ou de pouca luminosidade;
  • A visão fotópica é a criada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina que são muito mais sensíveis à cor. Há uma predominância de cones do tipo vermelho (Red) sendo que estes correspondem a 64% dos cones da retina, estando os cones do tipo verde (Green) em menor quantidade (32%) e, por fim, os cones do tipo azul (Blue) que só correspondem a 2% do total. Este tipo de visão é utilizado em ambientes diurnos e de níveis de luminosidade normal.
Chegamos ao fim de mais um post! Esperamos que a informação que partilhamos tenha sido útil para todos os nossos leitores fiéis.
XOXO, Daniela & Laura 


Fontes: 
  • http://felisberto-bianca.blogspot.pt/2014/11/forma-como-e-feita-interpretacao-das.html
  • https://conceito.de/imagem-digital
  • https://conceito.de/cor

Comentários

  1. Como bloguer de sucesso e homem bem sucedido no que toca a relações entre humanos, tenho de vos congratular pelo fantástico blog que estão a elaborar. Fico deliciado ao ler os vossos posts e com fome de mais. Força nisso parças!! O Gerardo está convosco 💪👊

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A evolução da tecnologia: App Inventor

CorelDRAW Lesson IV

CorelDRAW Lesson V