Let's choose our font!

Regressamos para aprofundar o tema do post anterior (texto como tipo de média), sendo que desta vez vamos falar de Fontes.
O texto pode ser representado utilizando vários tipos diferentes de fontes, que são formas de apresentar os caracteres desejados (que formarão palavras ou símbolos) de acordo com certas características físicas. A cada fonte é atribuída uma designação e estas são agrupadas em famílias, de acordo com as características correspondentes.
Podem-se distinguir as fontes em relação à existência ou não de serifas (prolongamentos tracejados das letras). As fontes com serifa facilitam a leitura do texto uma vez que quem observa lê a palavra como um todo e não apenas letras separadas, pelo que são muito utilizadas em livros, jornais ou revistas. A mais conhecida fonte com serifa é a Times. As fontes sem serifa (sans-serif), mais utilizadas em títulos, legendas ou destaques, tornam o texto mais computarizado e também mais limpo, como é o caso da famosa fonte helvética (Arial).


Outras características como o desenho, o tamanho (expresso em pontos: um ponto corresponde a 0,3528 mm), o espaçamento e largura dos caracteres e o estilo (itálico, negrito ou itálico negrito) permitem diferenciar os tipos de texto, pelo que podem ser alteradas em cada fonte pré-formada utilizando um formatador de texto, como é o caso do Word.
As fontes podem ser separadas em bitmapped e escaladas:

  • Bitmapped - são guardadas como uma matiz de pixéis e, como são criadas com uma resolução e tamanho específicos apenas podem ser impressas por uma impressora que suporte esta configuração. Exemplos: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.
  • Escaladas - são criadas através de técnicas de rendering, podendo ser interpretadas em qualquer tamanho e ampliadas sem perder qualquer qualidade, para além de apresentarem um aspeto sólido. Exemplos: Type 1, TrueType e OpenType.
Também nos podemos divertir usando as palavras e as várias configurações que estas podem tomar, por exemplo, ao criar Nuvens de Palavras. As nuvens de palavras consistem em organizações de palavras que, com características diferentes e uma determinada organização formam a imagem desejada. Criamos a nossa nuvem de palavras através de um site específico e o resultado foi o seguinte:


Esperamos que tenham gostado.
XOXO, Daniela & Laura

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A evolução da tecnologia: App Inventor

CorelDRAW Lesson IV

CorelDRAW Lesson V