Let's choose our colour model!

Estamos de volta e desta vez vamos falar de modelos de cor.
Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor: quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor, onde cada código representa uma cor diferente.
Num modelo aditivo a ausência de luz corresponde à cor preta, enquanto que a mistura das cores vermelha, verde e azul indicam a presença de luz ou a cor branca. Por outro lado, num modelo subtrativo a mistura de cores cria uma cor mais escura porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz, enquanto que a ausência de cor corresponde ao branco e significa que todos os comprimentos de onda são refletidos.
Em aula abordamos os seguintes modelos específicos de cor:

  • RGB (Red Green Blue) - é um modelo aditivo. Permite exibir imagens em monitores e cada cor pode ser representada por um valor decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem ou hexadecimal de 00 a FF, sendo que a escala de cinzentos se cria ao adicionar iguais quantidades de cada cor primária. Uma cor complementar (secundária ou primária de impressão) é a cor que se encontra quando se efetua uma rotação de 180 graus num anel de cor: resultam de quantidades iguais de duas cores primárias adjacentes;
  • CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) - é um modelo subtrativo. É utilizado na impressão e obteu-se quando foi adicionada a cor preta ao modelo CMY , de forma a facilitar a sua obtenção quando impressa em papel. A impressão assenta na sobreposição de camadas de tintas de ciano, magenta, amarelo e preto, pelo que as áreas em branco indicam a inexistência de tinta e as áreas escuras equivalem a concentração de tinta;
  • HSV (Hue - tonalidade, Saturation - saturação, Value - valor) - É utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico. A tonalidade ou matiz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (amarelo, laranja, verde…) e exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus. A saturação, por sua vez, indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura) e exprime-se em valor percentual. O valor traduz a luminosidade (luz refletiva) ou o brilho (luz emitida) de uma cor, se é mais clara ou escura (a quantidade de preto associado à cor) e exprime-se num valor percentual. A tonalidade e a saturação são elementos da crominância pois fornecem informação relativa à cor, no etanto, a perceção da luminosidade e do brilho pertencem à luminância;
  • YUV - Utiliza-se na transmissão de sinais de televisão e guarda a informação de luminância separada da informação de crominância: assim é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo a informação (permite uma boa compressão dos dados). É definido pela luminância (Y) e pela crominância ou cor (U = blue – Y e V = red – Y).
     Devemos escolher o modelo de cor a utilizar em função da situação e dos resultados que pretendemos obter, de forma a podermos desfrutar ao máximo daquilo que o grande desenvolvento da informática pode representar. Continuem ligados!
    
     XOXO, Daniela & Laura


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